Doutorando em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz – Fiocruz, com Doutorado Sanduíche na School of Sociology and Social Policy – University of Leeds, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES; Mestre em História (2022) e Graduado em Licenciatura em História (2019), ambos pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais – UFRRJ e; Especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade (2023) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – Fiocruz. Integrante do “LabQueer – Laboratório de estudos das relações de gênero, masculinidades e transgêneros – UFRRJ/CNPq” e do grupo “O físico, o mental e o moral na história dos saberes médicos e psicológicos – Fiocruz/CNPq”. Editor Júnior da Revista Brasileira de Estudos da Homocultura – REBEH (Qualis A2). Membro do Conselho Científico do Fórum Saberes Históricos. Sócio da Associação Nacional de História – ANPUH/RJ, da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia – SBTHH e da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura – ABETH. Participa da Rede Brasileira de Historiadoras/es LGBTQIA+ e da Rede Iberoamericana de História da Psiquiatria. Áreas de interesse: Histórias das Ciências; Teorias da História; Heterotopologias; Histórias dos Afetos e das Emoções; Relações de Gênero; Cisgeneridades; Teorias Queer; Processos de Subjetivação, Subjetividades e Escritas de Si.
Publicações principais
NO C_U DO SAPO LIU-LIU TEM B_OSTA: O SUJEITO (DES)LOCALIZADO, HISTÓRIAS DAS/NAS CIÊNCIAS, TRÂNSITOS E ANARQUISMOS ANAIS. In: PARRINI, Rodrigo; PACHECO, Bruno; AFONSO-ROCHA, Rick. (Org.). Cutucando o cu do cânone II: Materialismos anais. 1ed.São Paulo: Editora Devires, 2025, v. 1, p. 139-158.
SOUZA, Paulo Vitor Guedes de. Quem Trouxe a Moda do Travesti para o Brasil?: teatros, hormônios e subjetividades (1950-1960…
Links
- Academia.edu: https://fiocruz.academia.edu/PauloVitorGuedesdeSouza
