Historiador e doutor em Filosofia, com ênfase em Estética e Teoria da Arte (Universidade do Chile). Desde a sua fundação, integra a equipe editorial da revista cultural Papel Máquina. Com Antonio Gramsci, Artes del retrato, ganhou o Prêmio Nacional de Ensaios Inéditos de 2020, concedido pelo Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio do Governo Chileno. É codiretor da coleção Historiografia Pós-moderna da Editorial Palinodia, coleção que publicou em espanhol autores como Frank Ankersmit, Carlo Ginzburg, Kalle Pihlainen, Ethan Kleinberg, Werner Hamacher e Sergio Rojas.
Refletindo sobre o jogo sempre impossível da autoapresentação, diria que, inicialmente, o sentimento de confinamento dentro da disciplina histórica me levou a me concentrar em problemas inicialmente colocados fora dos limites da minha área de formação. Paradoxalmente, essas mesmas preocupações acabaram por me levar de volta à prática historiográfica, aos seus pressupostos epistemológicos, aos seus efeitos na escrita, às suas condições de possibilidade. Uma das minhas primeiras publicações examina, precisamente, a emergência da Nova História Chilena, isto é, o conjunto de condições a partir das quais se constitui uma prática de escrita, uma ordem de representação historiográfica. O problema da representação histórica, inicialmente obliterado na historiografia chilena e fortemente levantado nos debates e práticas da crítica e das artes visuais chilenas na década de 1980, inicialmente atraiu minha atenção para questões puramente estéticas e, posteriormente, as abriu para uma discussão geral sobre a imagem e sua conexão com as narrativas históricas.
Minhas áreas de trabalho concentram-se na epistemologia da história, na filosofia da história, na história intelectual e na teoria da imagem.
Atualmente, sou membro do Grupo de Pesquisa Niilismo e Antropoceno, patrocinado pelo Centro Melbern Glasscock de Pesquisa em Humanidades da Universidade Texas A&M, EUA. a Rede Internacional para o Estudo do Olhar, sediada na Universidade Autônoma do México; e a Rede Euro-Americana de Estética Contemporânea (REEC), uma rede sediada pelo Instituto de Estética da UC e pelo Departamento de Filosofia e Sociedade da Universidade Complutense de Madri.
Publicações principais
Guerra y democracia. Retrato, stasis, anonimia (Santiago de Chile, Palinodia, 2024)
Posthistoria. Historiografía y comunidad (2005, segunda edición aumentada, Santiago de Chile, Palinodia, 2023),
El duelo de la imagen (Santiago de Chile, Qual Quelle, 2022)
Modernismos historiográficos. Artes visuales, postdictadura, vanguardias (2008, segunda edición ampliada, Santiago de Chile, Palinodia, 2022),
Sublime histórico (Buenos Aires, La Cebra, 2021)
Antonio Gramsci. Artes del retrato, (Santiago de Chile, Palinodia, 2021)
Prefacio a la postdictadura (Santiago de Chile, Palinodia, 2018),
Coloquio sobre Gramsci (Santiago de Chile, Palinodia, 2016)
Traiciones de Walter Benjamin (Buenos Aires, La Cebra, 2015) Historiografía postmoderna. Conceptos, figuras, manifiestos (Santiago de Chile, RIL, 2010). En coautoría con Luis Gueneau de Mussy.
