Hugo Ricardo Merlo

Hugo Ricardo Merlo

Biografia:

Professor substituto de Teoria da História e Metodologia da História na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Adam Mickiewicz (2020-) com estadias de pesquisa na Universidade La Sapienza de Roma e na Universidade de Ghent. É doutor (2023) e mestre (2017) em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde também obteve o título de Bacharel em História (2013). Seus interesses incluem Teoria da História e Filosofia da História (categorias fundamentais do pensamento histórico, história experimental, ética e metaética no pensamento histórico), História do pensamento histórico brasileiro (a ideia de miscigenação no Brasil) e História da literatura e do pensamento social brasileiros. Produziu, dirigiu e editou a série de vídeos do YouTube Crise e Historicidade e Filosofias da História no Brasil, em colaboração com a HHMagazine. Foi bolsista de doutorado no projeto TEAM Core Concepts of Historical Thinking da Fundação Polonesa de Ciência (FNP). É editor executivo da Revista de Teoria da História (ISSN 2175-5892) da Universidade Federal de Goiás.

Publicações principais

MERLO, H. R. Evento, historicidade e mito em Macunaíma (1928) de Mario de Andrade. VARIA HISTORIA, v. 41, p. 1-38, 2025.

MERLO, H. R. Lack, excess, and time in the Cannibalist Manifesto by Oswald de Andrade. HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA, v. 17, p. 1-24, 2024.

MERLO, H. R. A mestiçagem como conceito histórico – Uma descrição teórica. REVISTA DE TEORIA DA HISTÓRIA, v. 26, p. 100-119, 2023.

Série “Crise & Historicidade” https://www.youtube.com/watch?v=9MhyIhlpfm0&list=PLNdxWhbQ3PuDMcz0xKOItnatFLGzBeM94

Série “Filosofias da História no Brasil” https://www.youtube.com/watch?v=0BCI9Shh2kQ&list=PLNdxWhbQ3PuBYOtVvjM4m3vTiIazcbS2I

Instituição:

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade Adam Mickiewicz