Doutora em Educação, Artes e Humanidades; mestre em Direitos Humanos, mestre em Educação Superior e licenciada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Autónoma de Chihuahua. É integrante do Sistema Nacional de Pesquisadores, nível candidata. Suas linhas de pesquisa concentram-se na consciência histórica, juventudes e vulnerabilidade. Desde 2003, tem desenvolvido e implementado projetos em organizações da sociedade civil e participou das cinco etapas da política pública ConstruyeT no ensino médio. Atualmente desenvolve um projeto financiado pela convocatória de Ciência Humanística da SECIHTI para o período 2025–2027, realizado de maneira interdisciplinar em conjunto com a comissão para a erradicação de toda forma de violência contra meninas, meninos e adolescentes da COPREVNNA, instalada pelo SIPINNA.
Concluiu diversos cursos de especialização, entre eles: Especialista em Trauma e Intervenção Psicossocial (2024–2025), “Abrindo Caminhos: Criatividade, Arte e Arteterapia” pela UNAM, Educação Popular pelo IMDEC, Desenvolvimento Organizacional pelo CEFOSC do Tecnológico de Monterrey, Leitura para Crianças em Guadalajara e o curso de Inglês pela Faculdade de Filosofia e Letras. Atuou como avaliadora de projetos no INDESOL em temáticas de mulheres, juventudes, povos indígenas e assistência social, e integrou a Equipe de Análise da Rede Nacional de Organizações Civis Todos los Derechos para Todas y Todos (Mesa: Equidade de Gênero).
Possui publicações em revistas científicas e capítulos de livros do Estado de Conhecimento do COMIE. É membro da REDIECH, SOMEHIDE e AMEFI, além de integrar o Conselho de Prevenção Social da Violência e da Delinquência (COPREV). Atualmente é docente na Universidade Pedagógica Nacional, campus Chihuahua, e no Mestrado em História da Faculdade de Filosofia e Letras da UACH.
