M. Elisa Fernández

M. Elisa Fernández

Biografia:

Doutora em História, University of Miami (Coral Gables), FL, EUA. Pós-doutora pela University of Michigan (Ann Arbor), MI, EUA. Professora do Departamento de Ciências Históricas, Faculdade de Filosofia e Humanidades, Universidade do Chile. Diretora do Núcleo de História Cultural, Departamento de Ciências Históricas, Universidade do Chile. Minha especialidade é a história contemporânea latino-americana com ênfase em gênero e teoria da história. Minhas áreas de pesquisa se relacionam com gênero-política, gênero-violência intrafamiliar, gênero-teoria. Atualmente estou trabalhando com as votações parlamentares e presidenciais nas quais as mulheres votaram pela primeira vez no Chile até 1973, examinando o voto em termos de gênero, tendência política e setores sociais, a fim de abordar a cultura política de mulheres e homens no Chile da época. Paralelamente, realizo uma pesquisa teórica na qual exploro como o presentismo, a narrativa e a ideia de contemporaneidade se inter-relacionam ao abordar a história a partir do tempo presente, permitindo-nos entender como construímos nossa compreensão da realidade atual, como ela é apresentada e como pode influenciar o futuro. Além disso, por meio de um olhar crítico, analisa-se como a representação do presente e sua constante reinterpretação modificam a forma como construímos, narramos e entendemos nossa realidade histórica, desafiando as noções tradicionais de história linear e abrindo novas formas de contar o passado, o presente e o futuro. No que diz respeito à história do tempo presente (HTP) e suas fronteiras disciplinares, concentro-me principalmente na relação da HTP com a aceleração do tempo, a narração e a contemporaneidade.

Publicações principais

“Encantos y desencantos: La irrupción de la mujer en la política chilena, 1952-1958”, en M. Elisa Fernández y Victor Brangier (eds.) Historia Cultural Hoy: 13 entradas desde América Latina. Rosario: Prohistoria, 2018. pp. 309-342. 

“Sólo paradojas para ofrecer: De género a diferencia sexual. Una evolución conceptual de Joan Scott”, en Paola Corti, Rodrigo Moreno, José Luis Widow (eds.) Paradojas de la Historia. Madrid: TREA, 2024. Pp. 243-254.

“Conventillos, violencia y cotidianeidad en Santiago-Chile, 1887-1938: un análisis de expedientes judiciales”, M. Elisa Fernández e Isabel Farías, Páginas, Vol 16, Nº41, 2024. ISSN 1851-992X/2024. http://revistatpaginas.unr.edu.ar.php/RevPaginas

“Femicidios y políticas de estado en Chile: a partir de la “ola feminista” y los tiempos de pandemia: escuchando las voces de las víctimas y las silenciadas, RM, 2018-2020”, Cuadernos de Historia, Nº 62 junio 2025.

Instituição:

Universidade do Chile