Graciela Swiderski

Graciela Swiderski

Biografia:

Professora de História (USAL). Magíster em Ciência Política (UNSAM). Doutora em História (UBA). Pós-doutorado em Ciências Sociais e Humanas (UBA). Arquivista (Biblioteca Nacional de Madri). Autora de artigos e livros sobre Arquivologia, Historiografia e Patrimônio Cultural, entre eles As Pegadas de Mnemosyne. A construção do patrimônio documental na Argentina (Buenos Aires: Biblos, 2015); Documentos para montar uma nação (Buenos Aires: Faculdade de Filosofia e Letras, UBA, 2019); Terá sido assim? Os documentos na escrita da História (Villa María: EDUVIM, 2024); e, em colaboração com Facundo Araujo, Arquivos e narratividade na primeira historiografia nacional. A polêmica entre Mitre e López (Buenos Aires: Faculdade de Filosofia e Letras, UBA, 2020).

Professora de graduação e pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Professora das diplomaturas sobre proteção do patrimônio cultural do Instituto Universitário da Polícia Federal Argentina e do Instituto Universitário de Segurança Marítima.

Ex-chefe dos departamentos de Documentos Escritos, Biblioteca e Difusão, e do Arquivo Intermediário do Arquivo Geral da Nação (1984 a 2022). Diretora de equipes de pesquisa responsáveis pela elaboração, redação e edição dos instrumentos descritivos do órgão e Coordenadora do Programa de Descrição Normalizada (2009–2015).

Instituição:

Universidad de Buenos Aires