Fernando Betancourt

Fernando Betancourt

Biografia:

Fernando Jesús Betancourt Martínez, mexicano, obteve seu doutorado em História pela Escola Nacional de Antropologia e História, com menção honrosa. Foi agraciado com o prêmio Edmundo O’Gorman em teoria da história no ano de 1998. Recebeu, igualmente, o prêmio do Comitê Mexicano de Ciências Históricas para o melhor artigo em historiografia do ano de 2001.

Atualmente é pesquisador no Instituto de Investigações Históricas da UNAM. Lecionou na Universidade Ibero-americana, na Escola Nacional de Antropologia e História e na Faculdade de Filosofia e Letras da UNAM, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Também ministrou cursos especializados em diversas universidades do país.

Orientou teses nos três níveis de formação — graduação, mestrado e doutorado. Integra o Conselho Editorial da revista Historia y Grafía, editada pela Universidade Ibero-americana.

Especializou-se em teoria da história e em epistemologia sistêmica, áreas às quais dedicou vários artigos em revistas arbitradas e livros. Seu título mais recente, História e cognição: uma proposta de epistemologia desde a teoria dos sistemas, foi publicado pelo Instituto de Investigações Históricas da UNAM, em coedição com a Universidade Ibero-americana, em 2015.

Instituição:

Escuela Nacional de Antropología e Historia