V Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia (EPETHH) é realizado em Goiânia, Brasil

V Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia (EPETHH) é realizado em Goiânia, Brasil

Livre acesso ao livro

Entre os dias 12 e 14 de novembro de 2025, ocorreu na cidade de Goiânia, Brasil, o V Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia (EPETHH). Realizado bienalmente, em 2025 o evento foi organizado pelo Fórum de Teoria da História da Universidade Federal de Goiás (UFG), com apoio da Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). Em sua quinta edição, teve como tema central as “Práticas de historicização: desafios éticos e profissionais”, que orientou as reflexões acerca dos fundamentos, limites e possibilidades das práticas de historicização na contemporaneidade. Nesse sentido, destaca-se o caráter prático e ético-político dos debates recentes, que têm se dedicado a pensar as responsabilidades profissionais frente a fenômenos como o negacionismo, as disputas de memória, a emergência climática e os novos regimes de produção de conhecimento mediados por tecnologias digitais.

A programação incluiu atividades que contemplaram e articularam diferentes níveis e dimensões da pesquisa acadêmica. A conferência de abertura, “History Beyond the Human: Ethics, Epistemic Justice, and Critical Hope”, foi proferida pela historiadora Ewa Domańska, e a conferência de encerramento contou com a comunicação “Confianza y verdad. El rol del testimonio para la construcción comunitaria del conocimiento histórico”, de Verónica Tozzi Thompson. Os Painéis Temáticos consistiram em mais um espaço para a discussão de questões evocadas pelo tema central, tais como a carreira profissional em Teoria de História, os desafios atuais das ciências humanas na América Latina e a publicação de periódicos no campo da Teoria da História.

O EPETHH organizou, ainda, sete salas de Simpósios Temáticos, com eixos que transitaram entre a teoria da história, a história da historiografia e o ensino de história, com sessões distribuídas entre os três dias de evento, nas quais pesquisadores de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, com investigações concluídas ou em andamento, puderam debater as hipóteses e resultados de seus trabalhos. O evento contou também com uma sessão de lançamento de livros, minicursos e oficinas de projetos de pesquisa – atividade que já se firma como um diferencial do EPETHH ao oferecer a estudantes e pesquisadores a oportunidade de receber feedback qualificado sobre seus projetos.

A quinta edição do Encontro de Pesquisa em Teoria da História e História da Historiografia reforça a importância do engajamento supranacional e do intercâmbio entre a comunidade historiadora, bem como a necessidade de que o ofício e suas práticas sejam continuamente revisados à luz das demandas contemporâneas globais e interdisciplinares.